segunda-feira, 20 de setembro de 2010

"Eu te darei o céu."





Levítico.
Aquilo que jamais poderei fazer: comer alimentos que contenham fermento durante a Páscoa, vestir roupas feitas com tecidos mistos (linho com algodão), comer frutas de árvores com menos de cinco anos. Isso não é problema para mim, eu gosto de seguir regras. Elas sempre serão os sinais avançados da minha salvação. Fui autorizado pelo rabino a cortar a minha barba. Afinal de contas, ela é mesmo tão rala, quase invisível. Conversei também a respeito da alegria da música, do seu caráter misterioso, e dos efeitos que ela produz em mim. Quando canto, não gaguejo. Cantando, faço com que meus pesadelos desapareçam. O touro que sai de dentro do mar avança contra mim, bufando e apontando seus chifres, desaparece das minhas noites. Não acordo mais suando medo. O rabino recomendou que eu me afastasse do vício do onanismo.

Está no ar: Histórias Possíveis 59 . Onde você encontrará a continuação desta história. E mais, muito mais. Obrigado, desde já.



Apresentei, como meus argumentos, os exemplos de Matisyahu e de Yitzchak Jordan, cantores livres da nossa comunidade, e a minha admiração pelo repertório de Mordechai Ben David. Desde então, além de estudar contínua e detalhadamente os nossos livros sagrados, eu me divirto cantando. Escolhi um padrão de músicas: as gravadas por Roberto Carlos. E, aos poucos, fui me transformando nele: uma cópia perfeita do nosso rei. Incentivado por Alexandre, meu amigo, cometo alguns shows semanais. E, a cada dia que passa, mais pessoas me convidam para cantar. Eu modifiquei a letra da música, de tal maneira que, agora, os versos contém contém a mensagem dos nossos antepassados.


Eclesiastes
Há poucas obrigações menos tediosas que uma festa de casamento.  Depois de assistir à interminável cerimônia religiosa, praticar o senta-e-levanta incansável e não ouvir a leitura rápida e com má dicção dos textos divinos, começa a parte laica da festa. A comilança. Sentamos entre pessoas estranhas e dividimos uma refeição à espera dos cumprimentos dos noivos. Hoje, a cerimônia é bem diferente, com outras tradições. Apesar de estranhas, são alegres e participativas. Yerushalaim. Israel. O jantar foi animado por um show com músicas do Roberto Carlos. O cantor é um mocinho, vinte e cinco anos no máximo, muito magro, pálido, com cabelos ruivos lisos e compridos, o seu nariz é mais que um apêndice, tem vida própria.  Ele circula pela festa conversando, contando causos do cantor. Canta usando a mão do interlocutor como microfone. Faz todos os gestos do cantor. O menear da cabeça,  espreme os olhos,  quebra o tronco sobre a perna esquerda e joga lá e cá o falante. Conhece todos os detalhes da vida do artista,  desde o mais íntimo até o mais público. O número da peça que o artista utiliza como prótese, a quantidade de músicas gravadas, época, gravadora e discos vendidos. Um dia, viajou ao Rio e plantou-se defronte à casa do cantor, no dia do aniversário, até ganhar um pedaço de bolo, entregue pessoalmente, e que jamais foi consumido. Está protegido e congelado. As letras das canções estão diferentes, utilizam palavras desconhecidas, mas a rima é a mesma.

Jó.
– As pessoas que arquitetaram a divisão do espaço interior de um avião deviam ser processadas, o senhor não acha?
– Não. As pessoas que projetaram deveriam VIAJAR nestes aviões.
Meu vizinho de assento se apresentou: “Daniel”. “Roberto”, respondo.
Estávamos na primeira fila, havia um assento vago entre nós e uns milímetros a mais diante dos pés. Vou aguardar até o final do embarque para comemorar. (Será que terei que conversar a viagem inteira?)
– O voo noturno faz o tempo passar mais rápido, eu tomo um remédio e durmo até a chegada. Eu tenho medo de avião, principalmente da aterrissagem.
(Meu Deus.)
Eu estava sentado no corredor. Começou o serviço de bordo. Jantar à vista. Meu vizinho não tinha sossego. Observava atentamente as instruções de segurança, ligava e desligava o monitor à sua frente. Parecia praguejar contra o conteúdo. Abria e fechava um livro volumoso, muito usado e gasto. Três vezes ao banheiro.
– Sou imitador do Rei.
– Ah.
Abaixei meus olhos. O livro aberto sobre a mesa de apoio. Acendi a luz sobre meu assento.
– Só leio sobre a vida dele, tenho todos os livros, mesmo os que ele proibiu. Meus pais me pagaram essa viagem. Vou me hospedar no Chabad Lubavitch e me aperfeiçoar no Talmude. Você quer ouvir um pouco das músicas dele? Tenho aqui uma gravação do primeiro álbum de sucesso.
– Meu pai é maestro. Apesar de não gostar de música popular, gosta dele.  Foi contratado para gravar um elepê: Eu te darei o céu e outros sucessos, em 1966.  Foi a partir daí que seu ídolo fez gravações na América, com o mesmo arranjador do Ray Charles. Dele, meu velho não gostava. Ganhou um álbum autografado e me deu de presente: Dedicated to you.
– Que coincidência! Eu devo ter aqui, guardado comigo, você quer ouvir?


Cântico dos Cânticos.
Eu me rendi. Talvez com o fone no ouvido eu conseguisse ler. Depois de algum tempo, a paz se instalou entre nós. A comissária começou o serviço do jantar. Ela era alta, cheia de carne, uma saia justíssima, prestes a estourar sob a pressão carnal. Nada lhe escapava, a expressão facial curiosa e atraente. Toda vez que passava por mim, esbarrava com a coxa em meu braço. Parecia não perceber, ou fazia de propósito. Passou uma, duas, três vezes. Eu tentei uma aproximação visual. Nada. Só de viés.
É impossível eu dormir em aviões. Sempre trago comigo minha valise com livros. Eu os escolho pela duração da viagem.
Senti um toque no meu ombro. Ele pedia passagem para ir ao banheiro. Afastou a cortina da primeira classe e se enfiou lá dentro. Antes que alguém o impedisse, estava na fila conversando com Ray Charles.
Tirei o fone de ouvido e ouvi apenas a voz do americano.
– O senhor canta também? Meus parabéns. E o que é que o senhor canta? Cover? Sei, sei. O senhor tem aí para eu ouvir! Obrigado. Gosto muito do seu país. Vocês são muito afáveis. Sempre sou bem recebido aqui. É a minha segunda viagem. A primeira faz bastante tempo e guardei dela todo o material. Infelizmente não encontrei equipamento compatível na América, já estava fora do mercado. Meu show foi I can’t stop loving you.  Adorei o Rio de Janeiro. As pessoas costumam se tocar aqui. O senhor sabe me explicar? Fiquei um pouco… hã… constran… confuso. Nós não temos esse hábito. Existe um respeito pelo espaço alheio. Eu gostaria de ouvir, sim. Pode me passar o fone?
Desde os fundos da nave, dois rapazes grandes e de terno se aproximavam deles. O cantor sinalizou com a mão e eles se afastaram. A cena diante da porta do banheiro, que já ficava congestionado, chamou a atenção dela, comandante da tripulação, que se encaminhou para lá passando no meio de todos, fazendo questão de esbarrar com todos os erres contra o corpo do cantor, e ficando com a face voltada para Daniel. Tempo suficiente para eu ver duas sobrancelhas pairando sobre os óculos escuros, formando um duplo acento circunflexo. O seu sorriso branco e franco de boca aberta surgiu. Deu por terminada a conversa, devolveu os fones de ouvido, e entrou no banheiro.
Daniel voltou ao acento. Estava descontrolado, excitado e curioso. Não conseguia acreditar que entrara no compartimento de primeira classe. Vivera seu momento místico. Só o Rei poderia ter dado a ele essa oportunidade. Ray Charles conhecia Roberto Carlos. RC x RC. Só assim ele houvera conseguido conversar. Não fora apenas educação, não. Ele também é fã do Roberto. Claro que é. O senhor fala inglês? Falo, por quê? Ele ouviu a música e ao me entregar os fones, me disse uma frase que eu não entendi. Qual? – It’s too sappy.

14 comentários:

  1. Livros Sagrados, Reis Bíblicos e Reis Pop.
    Festas religiosas, musicas populares.
    Daí, resulta um ótimo texto, quando se sabe fazer algo que nâo é "sappy".
    Abraços
    Luiz Ramos

    ResponderExcluir
  2. Amigo Djabal, let´s go...por etapas. First: I can´t stop reading you. "Geeentem",fico tão orgulhosa de você. "Cê" nem imagina. A mistura dos vários tipos de comunicação é proposital. Amei seu "Eu te darei o céu". Ecumênico, divertido, atual,sensacional. Fiquei preocupada com essas "pantufas"/"chinelinhos" da ilustração. Já tirei as minhas. Não quero ir para o céu ainda...até porque não deve ter vaga pra mim. Ri muito do diálogo com o cantor e do encontro dos reis. Pecado, né?
    Resumindo: você, mais uma vez, arrasou. Bravoooo! Mais uma história "impossível" de ser criada por alguém que não seja você.
    Um beijo, amigo escritor talentoso

    E.T. Que ficou meio "silly",[rs] "sappy", fui eu com o seu talento, repito.

    ResponderExcluir
  3. Perdoa-se tudo aos amantes...e aos doidos.

    Frase de...Madeleine Scudéry

    Beijos

    Leca

    ResponderExcluir
  4. Iii!! Me atrapalhei com a continuação em outro lugar. Traz o restante para cá, traz :)
    beijo.

    ResponderExcluir
  5. Erwin,
    Cada texto teu é um presente de finas iguarias - bordados de significantes e significados. Parabéns pelo texto e mais pela publicação na HP 59.
    Felicidades sempre.
    Beijo

    ResponderExcluir
  6. Oi, Djabal, envolvi-me com esse teu olhar sobre si mesmo. Ah, os touros da madrugada, nada podem contra a música, e de noite, no silêncio, podemos escutar até a melodia das esferas. Só que procurei o restante do texto no outro site e não encontrei. Procurarei de novo. Ou, então, traz prá cá.

    bjs.

    ResponderExcluir
  7. Djabal querido

    Tenho a impressão de que você está sempre no céu quando escreve, mesmo quando mistura sagrado e profano. E isso é que faz de mais esse texto seu uma obra genuinamente "djabalense".

    bjs.

    ResponderExcluir
  8. Começando por: eu te darei o céu, todo o conteúdo do texto é sentimental. O que eu não acho sentimental são as músicas do Rei, entendo-as mais "melosas" do que sentinmentais.
    Pensar que os escritos dos livros sagrados têm pouca influência é negar o alcance e o efeito desses na cultura. Cultura daqui, dali, de lá, tanto espacial quanto temporal.
    Esse texto mostra tua capacidade de circular pelos mais diversos “campos” do que chamamos de vida. Reafirmo: VIDA É MOVIMENTO.

    Parabéns,
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Quando li o título, lembrei-me da música (julgo que de Roberto Carlos...)" Eu te darei o céu, meu bem..." mas quando entrei, não no céu mas, em pleno no teu texto...eu pensei que só faltava esta área para te redescobrir como escritor...ri-me, achei divertido e maravilhoso!!
    Sabes o que pensei de imediato? SARAMAGO já tem substituto! Aquele espírito de análise, de crítica
    graciosa que nos convida a absorver tudo!
    Já leste "Caim", a sua última obra?
    Parabens, meu Amigo! Um escritor é isto mesmo: ser capaz de abarcar todos os temas com a desenvoltura com que tu o fazes.
    Beijo carinhoso.
    Graça

    ResponderExcluir
  10. Djabal
    Gostei muito, muito dos seus escritos!
    Escelente o seu espaço!
    Virei sempre.
    Abraço

    ResponderExcluir
  11. Djabal,

    divertido e cheio de símbolismos o recurso a figuras "míticas" dos nossos tempos, entrecruzando discursos e estabelecendo paralelismos, ainda que só aparentes...
    E as cenas em si mesmas, as situações...
    Mais um excelente trabalho.
    A propósito, não dá para comprar o seu e-book "Dança Ritual Urbana" a partir de Portugal?
    Um abraço

    ResponderExcluir
  12. adorei tbém, meu amigo. Como é bom encontrar reciprocidade nos textos. bjs e até.

    ResponderExcluir