segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Aviso aos navegantes

http://www.pbase.com/asianodyssey/image/18826435



Recebi um convite irrecusável: pescar pérolas. Um aventureiro prestes a se aposentar me convidou para fazer uma viagem em busca daqueles seres que, a partir de um grão de areia, produzem essa excrescência fascinante, possuidora de luminosidade opaca, que ofusca a imaginação – e o bolso – de muita gente. 

E comigo não foi diferente: pedi licença ao patrão, à família, e agora peço a vocês para me jogar nessa aventura. O aventureiro descreveu o mergulho de alguns de seus contratados. Fiquei espantado com o fato de eles ficarem até sete minutos no fundo do mar entre as pedras; com o susto que ainda tomam quando, ao levantar alguma rocha, repentinamente surgir moluscos, peixes ou crustáceos que avançam, ameaçadores. Venenos, garras, dentes, aguilhões.

Um detalhe mais: não tenho interesse nas jóias, mas, sim, no processo. Alerto que não levarei minhas garrafas para enfiar e enviar  e receber minhas mensagens, mas em qualquer porto encontrarei pessoas dispostas a alugá-las por um preço módico. É pelas minhas mensagens que vocês saberão de mim.

Tenho um amigo que conheceu a fossa oceânica, no Ceilão, que fascinou Arthur C. Clarke. Ele me prometeu levar até lá e ensinar a arte do mergulho submarino. No entanto, devo primeiro aprender a olhar, e depois a submergir e colher algo; e, por fim, quem sabe?






"Porque é o único homem que não nega seus sonhos. Deumamor revive sua amada porque crê nos seus sonhos e é feliz pois confia na eternidade dos amantes." Macedonio Fernández

17 comentários:

  1. Para pescares pérolas ...tens todo o meu aval! Não por serem preciosas mas, por tudo mais que os nossos olhos não vêem! Por certo, irás mergulhar nas águas quentes das ilhas do Pacífico, sentindo os corais, o toque das algas e a alegria de encontrares uma pérola. Júlio Verne dizia que uma pérola era uma lágrima do mar. Para os orientais, é uma gota de orvalho solidificada, para as senhoras (algumas) é uma dor de cabeça para os maridos!!
    Quando o pedaço de alguma coisa cai dentro da ostra ( da sua concha) ela não gosta e em silêncio tenta livrar-se do que a atormenta. Não conseguindo, usa a própria dor e mal estar para fazer a coisa mais bela que pode fazer: uma pérola!!
    Espero que encontres as garrafas de baixo preço e entre cada mergulho, nos envies as mais belas mensagens que possas partilhar connosco!
    Aguardo!
    Beijo
    Graça

    ResponderExcluir
  2. Lindos sonhos e desejo que possa estar em algum pedacinho de algum deles. Confio na eternidade dos amigos.
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Querido amigo,irmão,conselheiro,"personal blogger",:) mergulhei na Les Pêcheurs de Perles,de Bizet, ao ler seu lindo e poético texto/sua bela prosa.

    Refinamento,elegância e romantismo são ideias ligadas às pérolas.
    E essas qualidades vazam, transbordam em você.:)

    Ao mergulhar e tentar "remexer" o fundo do mar, "take care" com os tubarões e as águas-vivas. Eles (os tubarões) ficam só espreitando para dar o bote. E elas (as águas-vivas)queimam. E as queimaduras ardem até na alma.

    Cuidado também com os fiscais dos planetas, eles não gostam muito de garrafas no oceano. Dizem que poluem. Mas, vamos combinar, isso não é bem mais divertido que o Facebook e as suas controversas mudanças?

    Por favor,não se demore em vir à tona. Lembre-se de que tenho grande influência na Petrobrás.:)

    Vou parar por aqui porque uma "tsunami" ameaça meu olhinho esquerdo e para que você não me compare ao peixe mais falante, o "guinard". :)

    Um beijo

    Te admiro e te gosto muito.
    Com carinho,

    Lau.

    ResponderExcluir
  4. E é como se falasses de sonhos que é possível realizar. O comentário da Graça Pereira, mais do que um aviso, é um encorajamento. Ficamos ansiosos pela tua literatura.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  5. Ai, Djabal...sério? Olhe, volte inteiro então!

    Depois nos conte essa pérola.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. “Um corpo estranho penetra
    na concha,
    ferindo-a.
    A areia áspera
    machuca sua carne.
    A concha sofre.
    A concha tenta expelir
    o intruso
    e fracassa.
    O grão de areia fixou-se.
    A dor não pode
    ser eliminada.
    Então o animal,
    a partir do âmago
    da sua natureza,
    busca a força
    para transformar o sofrimento
    em triunfo.
    Do sofrimento e da aflição,
    da seiva de suas lágrimas,
    surge,
    em longos processos
    de crescimento interior,
    a pérola.”

    Textos retirados do livro “Tudo tem seu sentido”
    Coleção Logoterapia

    Um forte abraço meu amigo.

    ResponderExcluir
  7. "Esperando parada, sentada na pedra do porto..."
    Aguardando a garrafa, o sinal de fumaça, ou a pérola definitiva.
    Beijos e aquela coisa toda
    ps: cuidado com as sereias, anh?

    ResponderExcluir
  8. Querido Erwim, "quem sonha de dia tem consciência de muitas coisas que escapam a quem sonha só de noite".

    Boa viagem e belíssimo retorno.

    1 Bj*
    Luísa

    ResponderExcluir
  9. Boa viagem e boa colheta,ou pesca??Bjsssssssssss

    ResponderExcluir
  10. Amigo querido...que saudade!!! Hoje,ao caminhar pela orla, avistei uma garrafa. Pedi que o W me aguardasse e fui até a beira do mar. Não tinha "pérola",nem msg,era só uma propaganda daquela loja de sucos no Leblon.:)
    Estou me preparando para o "looping".

    Um beijo ...eu volto.:)
    E você trate de vir à tona, viu? :)

    ResponderExcluir
  11. E assim é a vida de quem procura. Mergulhe, descubra e nos conte depois. Por outros olhos é também possível ver. Boa pescaria!
    Beijo saudoso!

    ResponderExcluir
  12. Ô, meu amado Erwin. Andei desconectada e quando resolvo voltar você se vai. Mas que amiga egoísta eu seria se não te desejasse os mais lindos mergulhos. É oportunidade única, aproveite cada segundo, querido. Passarei de quando em quando, ávida pelas garrafas. Nós te amamos, porque tu és pérola, das mais raras.

    Beijo, meu amigo eterno!

    ResponderExcluir
  13. ♥Bello blog, magem pbase album extra!
    Que saudade del Belgica!!!
    BOA SEMANA!Beijos!
    ¯`v´¯)
    `*.¸.*´
    ¸.•´¸.•*• ♥ 5 ✬ ✬ ✬ ✬ ✬
    (¸.•´

    ResponderExcluir